3 de agosto de 2012

Maionese / molho para churrasco

 Fim de semana chegou.... e a comilança também!! - se fosse só no final de semana estava bom... rsrsrs
 Churrasquinho, lanche, um salgadinho, são comidas de final de semana, e para acompanhar tudo isso ai vai uma receitinha de molho para acompanhar a carne, mandioca, pão; ou uma maionese para os lanches e afins. Esse é bem versátil. E para quem torceu o nariz pensando no ovo cru como base da receita pode respirar aliviado, não vai ovo!  UFA! rsrsrs
  Muita gente me pede a receita e as explicações, ou já pede pra eu fazer mesmo logo o molho... rsrsrs. Apesar de ser bem simples esse post ficou grande porque vou detalhar bem o passo a passo e e passar todas as dicas.



Então ai vai a receita e todos os seus truques:

INGREDIENTES BASE
  • leite
  • sal
  • óleo
Esses ingredientes são a base do molho, ai vem as suas variações: cheiro verde, alho, azeitona, azeite, pimenta....
  Em casa a preferência são com todos esses itens, fica saboroso e verdinho.
 As quantidades são difíceis de passar, porque a medida o leite (que faz a base do molho) é que vai dizer a medida das outras coisas. Vou passar uma medida pequena para se ter uma ideia, mas o melhor é fazer "a olho"  e proporcional a quantidade desejada.
 
Para 1/2 xícara de leite:
  • uma pitada de sal
  • 3 azeitonas
  • 1 colher cheiro verde
  • meio dente de alho
  • óleo até dar o ponto
PREPARO
    1- Coloque o leite no liquidificador junto com os outros ingredientes, menos o óleo.

   2- Bata bem até triturar tudo.

   3- Ainda batendo em velocidade alta, abra a tampinha pequena do liquidificador e vá colocando o óleo em fio. Sempre constante e nunca muito de uma vez. Aos poucos ele vai criando consistência. Se quiser molho para churrasco, deixe um pouquinho mais mole, se quiser maionese coloque um pouquinho mais de óleo que fica mais firminho.

TRUQUES
  Já me disseram váaaarias coisas sobre essa maionese. Porque nem todos sabem fazer e ela desanda mesmo!!!! Ela talha, fica líquida e só o lixo resolve esse problema. Mas já testei de tudo e vou contar os mitos e verdades:

 MITOS
  • se cair uma gota de água ou o copo do liquidificador estiver molhado ela desanda. Não é verdade, já fiz com o copo molhado e deu certo, até porque o leite tem mais água do que outra coisa né!
  • Se não pôr umas gotinhas de limão não dá ponto. Também não procede, o limão fica muito bom na receita, mas sem ele a maionese dá ponto muito bem
  • Se o leite não estiver gelado não dá ponto. Já peguei o leite da dispensa, abri e fiz e ficou certinha a maionese
VERDADES
  • se colocar pouco leite no copo do liquidificador a maionese não dá ponto. O segredo dessa maionese é o seguinte: se o leite não emulsificar (fizer espuma) quando começar a bater, ele não pega o ponto. Ou seja, se tiver pouco leite no copo do liquidificador, ficando abaixo da hélice, ele não bate, dando errado (nesse caso, se for fazer só um pouquinho bata no Mix). OU, se já ligar o liquidificador e colocar em seguida o óleo sem deixar o leite bater antes também não dá ponto.
  • e seguindo essa mesma linha, se jogar o óleo muito rápido, não dando tempo de ir misturando com o leite, ela desanda. No final, quando já está quase no ponto, jogue bem pouquinho óleo, pois o liquidificador terá dificuldade em bater e se for acumulando óleo ela vai desandar
  • mas se você for fazer com azeitona, cheiro verde.... será muito dificil perder o ponto, já que no começo vai bater até triturar tudo, dando tempo do leite emulsificar antes de começar a colocar o óleo.
Eu sei, eu sei, pareceu assustador fazer essa maionese. Tem gente que já tem trauma e eu venho com todas essas explicações dai pronto desanimei mais ainda. O fato é que ela é bem simples, apenas quis detalhar bem para que nada desande seu molho. Mas depois de entender e fazer, será muito simples, e vale a pena.
 
Para te animar vai outra dica, passe um pouco da maionese no pão francês e coloque ele na churrasqueira para grelhar um pouquinho.... Hummmmm....

  Que seu churrasquinho fique ainda melhor... rsrsr

Gostou? Então me conte!



1 de agosto de 2012

Bolo de limão

   Fim de tarde, sentada na varanda (pode ser lendo um livro, pensando na vida ou com uma ótima companhia para um papo bom), com um cheirinho de bolo saindo do forno que você mesma fez e sem muito trabalho.....
 Não, não, essa não sou eu, nem minha vida... e está longe de ser ultimamente, diga-se de passagem... rsrsrs
 MAS...Se você tem esse tempo, aproveite! E curta com esse bolinho de limão.
 Agora, se você não pode sentar na varanda, nem sabe o que é pegar um livro na mão e nem tem encontrado o celular pra ligar pras amigas, não se frustre... Pelo menos se dê ao prazer do bolinho no forno sem muito trabalho e que vale a pena. E depois, quando você for comer ele quentinho, pense na cena da varanda... rsrrsrs
 Esse é simples mas é de coração... que brega (hohoho)....




INGREDIENTES
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 200g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • raspas de 2 limões
GLACÊ
  • 1/3 de xícara (chá) de suco de limão
  • 2/3 xícara (chá) de açúcar
PREPARO
   1. Pré-aqueça o forno a 180C. Unte uma forma de buraco no meio (eu untei com manteiga e açúcar)

   2. Peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

   3. Bata na batedeira a manteiga até que fique fofa. Coloque o açúcar e bata apenas para misturar. Vá colocando os ovos, um de cada vez, e batendo entre cada adição. Coloque os ingredientes peneirados, alternando com o leite, batendo em velocidade baixa entre cada ingrediente.

   4. Misturando com uma espátula acrescente as raspas de limão. Despeje a massa na forma, dê umas batidinhas no fundo, para a massa ficar por igual e não assar o bolo torto.

   5. Leve ao forno pré aquecido, e deixe assar por 45 minutos (claro que faça o teste do palito antes de desligar - espete um palito no centro do bolo, se sair limpo, está pronto; se sair com massa ainda não está bom)

   6- Retire o bolo do forno e enquanto esfria um pouquinho para desenformar prepare a calda.

   7- CALDA: Misture bem o limão com o açúcar numa tigelinha. Desenforme o bolo e passe a calda sobre ele ainda quente.


Receita original aqui.
    Gostou? Então me conte.....